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Por que devo comprar um tema feito a mão para meu site WordPress?

Por que comprar um tema Wordpress?

Muitas vezes pensamos que ao comprar um tema estamos desperdiçando dinheiro, isto é uma grande mentira, mas depende! Antes de comprar um tema muito deve ser analisado. Qualidade, facilidade de manutenção, adaptabilidade e claro, o preço.

A verdade é que um bom tema para WordPress lhe fornece quase todo o ecossistema que você irá precisar para construir um site fantástico. Depende muito também de quanto tempo você dispõe a pesquisar para começar a notar que há uma grande variedade de temas por aí. Portanto um bom tema não significa apenas ter um alto preço. Alguns critérios são importantes na escolha de um tema. Entre elas: Design moderno, tecnologias atuais, performance, bons recursos e suporte ao usuário infalível, tudo isto conta. É como dirigir um carro: Não adianta ter rodas de liga leve e ar-condicionado se não há um cinto de segurança ou airbags.

Temas prontos de WordPress equivalem a muitas horas de desenvolvimento com qualidade de ponta pra algumas pessoas.

Para ser bem direito, eis uma tipologia simples de temas encontrados por aí:

  • Temas Premium – Fornecem uma experiência “topo de linha”, com um bônus de obter-se um resultado final fabuloso.
  • Temas Populares (mais vendidos) – Podem se encaixar em tudo ou nada, eles não se destacam na multidão de algum modo em particular, são usados por muitos, não são tão exclusivos mas “resolvem” o problema
  • Temas Bom-demais-pra-ser-verdade —Também conhecidos como “baratões”. Lutam para sobreviver com um esforço de marketing tremendo mas não fornecem nem metade do que você precisa, e no pior dos casos podem vir com recursos que você nunca vai usar e falhas de segurança que podem te causar enormes dores de cabeça no futuro.

Por que o valor que você paga para um tema significa tão pouco?

economia

Ao comprar um tema WordPress você economiza dinheiro e tem vantagens além do que possa imaginar.
Créditos da imagem: kenteegardin / CC BY-SA

A resposta é simples — neste cenário, ao comprar um tema, você se beneficiaria de um time de trabalho com 11 pessoas criativas. Desde designers a desenvolvedores, passando pelo suporte técnico até chegar a heróis de marketing aficionados. Todos eles envolvidos com esta história.

Você poderia traduzir este esforço em uma média de 6 horas produtivas por dia, para cada um, em torno de 20 dias por mês. Faça as contas, e pense, qual seria o custo REAL disto?

Nunca fazemos esta conta por que amamos o que fazemos. Sempre iremos pensar que criando uma equipe ou contratando uma, podemos fazer melhor, mais barato e mais simples. Mas este artigo não trata sobre paixão ou amor pelo que temos em casa, ele é sobre FATOS. E os fatos reais provam que há enormes diferenças entre temas pagos e o todo o resto disponíveis na web:

  • Eles são equivalentes a horas e horas de trabalho, por apenas alguns dólares.
  • Você irá lidar com desenvolvedores de confiança que tem uma experiência relevante e um estilo único de trabalho
  • Irá ganhar muito em performance e resultados finais impressionantes aos olhos de qualquer um.
  • É o melhor atalho para criar algo de valor para sua empresa em um espaço bem curto de tempo, precisando realizar apenas pequenas modificações como cor, fontes, e formatos de conteúdo, com um detalhe: tudo isto provavelmente estará disponível em um painel que acompanha o tema.
  • Estes temas já irão incorporar o valor que você busca em design e funcionalidades que você precisa, sem ter de se preocupar tanto com elas, você irá ter mais foco no conteúdo e assim impulsionar seu site nos resultados de busca.

Qual a influência do preço ao comprar um tema?

A escolha pode não ser tão fácil, há muitos autores e uma diversidade sem fim de temas, alguns bons e outros nem tanto, e alguns preços podem parecer até caros demais para se pagar por um tema pronto, você escolhe uma hora do dia e confortavelmente fica lá, olhando para vários deles, tentando encontrar algum que se encaixe no que você quer quando então finalmente acha você se pergunta Espera aí! R$ 300 reais em um tema empresarial? Por que isto ficou tão caro?

Tudo bem, é natural pensar isto quando você vê que poderia estar pagando R$ 50,00, R$ 30,00 ou até menos por outro tema, porém lembre-se! Não adianta apostar na ideia de economizar pois no final sempre valerá a famosa frase. “O barato sai caro” e você irá gastar muito mais em adaptação do que gostaria até obter um bom resultado.

Quais as vantagens de se comprar um tema bem produzido?

Tema Gratuito x Tema Pago

Tema Gratuito x Tema Pago, a diferença de recursos é gritante!

Quando começamos a ver a lista de temas por aí é claro que iremos nos deparar com alguns que não valem sequer um real, por isto, em alguns cenários (aquele blog do primo, aquele site para sua mãe guardar receitas ou qualquer outro que não demande algo mais profissional) é claro que usar um tema gratuito se torna conveniente.

Porém, para produzir algo de qualidade, algumas coisas valem a pena em questão de custo-benefício ao se comprar um tema pago:

– Design supreendente: Todo mudo tem uma opinião sobre qual seria o melhor tema para sua empresa mas só você sabe o que mostra melhor o valor do seu negócio para qualquer um que visite o site.

– Código limpo e confiável: Há de se ter um cuidado extremo com isto, pois um site mal programado pode deixar muitas brechas pra invasões ou lentidões, é importante verificar o número de downloads e a avaliação de outros compradores.

– Suporte honesto: Que ouve o cliente e tem sempre as melhores soluções. Nada pode substituir isto, mesmo que haja uma agência intermediando a compra, só o criador entende tão bem do tema a ponto de arrumar um problema em dias ou até horas se for preciso.

Qual o impacto de um tema pago no resultado final?

Comprar um tema as vezes é como entrar com fome em uma loja de doces

Comprar um tema pode ser semelhante a entrar com fome em uma loja de doces
Créditos da Imagem: Shannon Dosemagen / CC BY-SA

Há muitas empresas no mercado e nem sempre elas têm ideias tão originais. Como seu conteúdo vai ser visto importa, e muito. Muitas vezes bom conteúdo e boas ideias ficam apagadas por falta de criatividade e inteligência em mostrar e organizar o conteúdo em um bom layout  e utilizando boas funcionalidades.

Não se esqueça também de escolher apenas os recursos que vão ser realmente usados, pois com tantas atrações aos olhos fica difícil resistir a comprar um tema que ao olhar pra ele você diga Este só falta fazer café! Mas não se engane, muitas vezes o tema não pode fazer por você o que um bom conteúdo faria! O tema é importante, mas não é tudo. Só você sabe o que seu cliente final gostaria de ver ou ouvir de você.

Mas pra que pagar se eu posso usar um tema gratuito?

Nem sempre os temas gratuitos tem tudo que você precisa e não causam a primeira impressão, e quando se trata de primeiras impressões, sim: A primeira impressão em mais de 99% dos casos, é a que fica. E a coisa piora se você pensar que não terá nenhum suporte do desenvolvedor, ou se tiver, irá demorar um tempo enorme até alguma resposta. E por último, nem sempre são tão “responsivos” assim.

Hoje em dia não existem mais sites que não tenham que ser feitos para se adaptarem a todo tipo de tela. É fundamental pensar nisto ao escolher um tema para seu site. Se é sua primeira vez escolhendo um tema, siga estes 5 passos essenciais:

  1. Contrate um designer/desenvolvedor ou uma agência para lhe ajudar na escolha
  2. Pergunte ao contratado, qual tema ele costuma usar, ou qual tema seria melhor para você
  3. Peça alguns exemplos de site usando o tema que ele escolheu, mesmo que seja apenas a demo (demonstração de como ficaria o conteúdo) já lhe ajuda a ter uma boa ideia de como vai ficar seu conteúdo dentro do tema escolhido
  4. Peça toda a customização que precisa, de preferência já acerte isto no contrato para não ficar desamparado. Se o site for entregue sem adaptações ao seu negócio haverá uma enorme dor de cabeça e discussões do tipo “mas é só uma coisinha! Você TEM que alterar isto!”
  5. Verifique se o seu tema será instalado em um local que responde bem, sendo veloz e eficiente, se não souber onde, pesquise, há bons sites de hospedagem brasileiros e internacionais para isto.

Um último lembrete: Cuidado! Algumas empresas podem te vender gato por lebre, pesquise, analise, pergunte, peça recomendações. Nem todo tema que se vende como PREMIUM realmente o é. Hoje em dia há mais empresas de temas no mercado que vendedores de cachorro quente na rua. Não gaste seu dinheiro a toa e evite dores de cabeça e mais dinheiro no futuro tendo que contratar programadores para arrumar a bagunça deixada por descuido ao ter um trabalho a mais para pesquisar e refinar a sua escolha! E uma ultima pergunta: Está pensando em fazer um novo site para sua empresa e não sabe por onde começar? Fale com a gente! Podemos te ajudar a tornar o seu negócio um enorme sucesso.

Referências:
Business 2 Community e Medium (Pixel Grade)

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