Blog

O que muda no WordPress 4.7 ?

O que muda no WordPress 4.7 ?

Não são grandes mudanças, mas vão facilitar sua vida. Se o WordPress era considerado muito tempo atrás como “só um blog, nada mais” isto tem mudado constantemente, e esta versão traz um impacto enorme sobre esta visão ultrapassada do que é realmente o WordPress hoje em dia?

Novo tema padrão – Twenty Seventeen

Com um foco maior em sites de empresas, a nova versão traz um tema que permite maior customização, é responsivo e se dá bem com todo tipo de dispositivo. É um bom tema para empresas já que os temas anteriores ainda focavam em texto e conteúdo escrito. Neste tema é possível adicionar vídeo, modificar seções facilmente (como se fossem blocos gerenciáveis).

Este tema também possui um cabeçalho que pode ser usado com uma imagem ou até mesmo um loop de vídeo (entraremos em mais detalhes abaixo), tem o recurso de paralaxe em imagens escolhidas para cada bloco da página inicial e agora também permite a customização fácil de muitos recursos que só eram acessíveis através de programação.

Cabeçalhos em Vídeo

Agora também é possível adicionar cabeçalhos de vídeo em qualquer tema que tenha suporte a isto. O novo tema padrão do WordPress é o primeiro que vem com esta habilidade.

Este recurso já é antigo de temas comprados mas era feito manualmente e mediante a programação, agora este recurso se torna nativo do WordPress. “E o que muda com isto?” Você deve estar se perguntando.

O que muda é que agora é muito mais fácil para criadores de tema colocarem este recurso disponível para qualquer um. Antes era preciso programação adicional desde a criação de um campo para upload do vídeo até a outra ponta que era exibir este vídeo no site.

Atalhos de edição

Estas linhas pontilhadas e bolinhas azuis com lápis dentro não são mera decoração no customizador de temas. Elas estão aí por um ótimo motivo! Agora você pode selecionar qual conteúdo pertence a qual bloco, novamente, desde que o tema tenha suporte a tal recurso.

Nesta nova versão o tema padrão também vem com o recurso de definir blocos para a página inicial, desde que o tema tenha suporte para isto. Você cria páginas e define imagens de destaque (estamos falando do novo tema) e aí então define quais páginas estarão em cada bloco. As imagens destacadas irão aparecer na página inicial em formato paralaxe.

Lembrando que: Esta aparência em paralaxe é por enquanto exclusiva do novo tema Twenty Seventeen. Provavelmente outros temas irão usar o mesmo recurso em breve, já que é algo que ajuda muito a criadores de sites mais leigos. E pode ser usado até por quem tem conhecimento mínimo em WordPress.

Modificação de menu simplificada

Agora é possível alterar o menu dentro do customizador (aquele lugar onde você muda fontes, imagens e define também os blocos, se seu tema atual permitir) e com isto fica mais fácil enxergar como irá ficar o resultado final do menu.

Além disto a melhor novidade é que: se você ainda não tem a página que quer colocar no menu pronta ainda, não tem problema! Você pode criar páginas para inserir no menu, e quando terminar a edição já terá páginas vazias criadas à partir do customizador. Depois que terminar de editar o menu você pode com calma definir o conteúdo de cada página mais tarde.

CSS Personalizado

Alguns temas já vinham com este recuso. o melhor de tudo é que agora ele já vem “de fábrica” e se o tema possuir um preview (pré-visualização) em tempo real, você pode inclsuive ver como fica seu site após cada mudança.

Agora você pode modificar o CSS (Cascading Style Sheets – Folha de Estilo) e deixar o tema com a sua cara, mais uma vez, sem ter que tocar em uma linha de código do tema original. Antigamente ou o seu tema tinha alguma página de personalização que permitia isto ou você teria que contratar um programador pra mudar coisas simples como um tamanho de fonte ou a cor de um texto. Isto agora vai ficar muito mais fácil.

Miniaturas de PDF

Agora é possível ver os PDF’s inseridos em um post ou página dentro do editor, e até mesmo após o upload, da mesma maneira que acontece com as imagens, isto facilita a organização de documentos dentro do conteúdo do site.

Idioma do painel administrativo

Se você trabalha com times de diversos países ou até alguma empresa que possui funcionários de diferentes países e teve problemas a ensinar como o colega tinha que usar o painel no seu idioma… seus problemas acabaram! Agora cada um pode escolher no perfil qual o idioma do painel que deseja utilizar.

Para isto é necessário apenas que a tradução esteja instalada no blog quando o mesmo for criado. Isto irá auxiliar desde autores até administradores pois agora cada um poderá utilizar o painel em seu idioma nativo.

Rest API e outras mudanças na programação

Agora ficou mais fácil para programadores integrarem o WordPress com aplicativos móveis ou qualquer outro aplicativo dentro e fora da web, desde que o mesmo possa se conectar e buscar dados dentro da REST API.

Antes o que era um plugin está agora completamente integrado ao WordPress, e o que isto significa? Quando você precisar de um aplicativo para o seu site será muito mais fácil de um programador desenvolver algo que utilize o conteúdo de seu site graças a esta API que agora está totalmente integrada ao núcleo do WordPress

Esta versão trouxe ótimas novidades e grandes mudanças, agora é aproveitar e esperar até uma próxima versão que trará ainda mais recursos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite os caracteres da imagem abaixo

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada